Publicidade

X

Mais antigos que Cleópatra

Vinhos de 5 mil anos são descobertos em tumba de rainha no Egito

A bebida foi encontrada por um time de pesquisadores da Alemanha e da Áustria

Da Reportagem

Publicado em 26/11/2023 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

As garrafas de vinhos de 5 mil anos foram encontradas no Egito / Divulgação

Arqueólogos descobriram centenas de garrafas de vinho com cerca de cinco mil anos, na necrópolis Umel Caab, na cidade de Abydos, no Egito. A bebida foi encontrada no último mês por um time de pesquisadores da Alemanha e da Áustria, ligados à Universidade de Viena.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As garrafas estavam "bem conservadas", algumas ainda seladas, em seu estado original, na tumba da rainha Meret-Neith. Ela foi a primeira mulher faraó de todo o Egito Antigo, ainda na Primeira Dinastia, cerca de 3 mil a.C. Os vinhos são, portanto, mais antigos que Cleópatra, a última governante da 33ª Dinastia, a Ptolomaica.

Em entrevista à revista Newseek, a especialista Emlyn Dodd -que não fez parte da missão arqueológica- afirma que descobertas tão antigas e em bom estado de preservação no Egito são "raras".

"A descoberta tem o potencial de significativamente expandir nosso entendimento de uma das mais antigas produções de vinho, consumo e comércio no Mediterrâneo Antigo e norte da África", acredita Dodd, que é docente do Instituto de Estudos Clássicos, uma entidade de pesquisa associada à Universidade de Londres, no Reino Unido.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Agora é oficial! Palmeiras recebe documento que garante título mundial

A entidade internacional indicou o título da Copa Rio conquistado em 1951 como a primeira versão do tradicional torneio de clubes

VAGAS NA GRANDE SP

Yamaha abre processo seletivo na área de administração para estudantes

A montadora de veículos Yamaha oferece duas opções de processo seletivo em Jandira

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter