Eleitores têm até esta segunda para evitar cancelamento do título

São Paulo tem atualmente mais de 1,3 milhões de eleitores em situação irregular

Situação é considerada irregular quando o eleitor deixou de votar em três turnos consecutivos | Divulgação/TSE

Eleitores têm até esta segunda-feira (19/5) para regularizar o título, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Continua após a publicidade

O estado de São Paulo tem atualmente mais de 1,3 milhões de eleitores em situação irregular. Só na capital paulista, as pendências eleitorais atingem 425,1 mil pessoas. Ao todo, o estado tem 34,4 milhões de votantes.

Continua após a publicidade

A situação é considerada irregular quando o eleitor deixou de votar em três turnos consecutivos e, por isso, precisa ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Continua após a publicidade

Como consultar situação

Caso tenha dúvida sobre sua condição, o eleitor pode entrar na página do Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicar na opção sete, ou no aplicativo e-Título, em “mais opções”, que fica na barra inferior da tela.

Continua após a publicidade

O eleitor também pode ir a um cartório, independentemente de sua zona eleitoral. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, mas é preciso agendar previamente no site do tribunal antes do comparecimento.

Continua após a publicidade

O que acontece se não regularizar

O TRE informa ainda que, para regularizar o título, é preciso pagar as multas, fixadas em R$ 3,51 por turno. Cada turno é considerado uma eleição.

Continua após a publicidade

Se o eleitor perder o prazo desta segunda (19/5) terá o título cancelado.

Continua após a publicidade

Um título de eleitor desatualizado pode resultar em uma série de inconvenientes, em casos como os de emissão de passaportes, regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ao realizar matrículas em instituições públicas de ensino ou tomar posse em cargos públicos.