Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (13) revela que Elói Pietá (Solidariedade) está na liderança para a disputa à Prefeitura de Guarulhos. O levantamento foi realizado após o período de convenções partidárias.
Pietá marca 32% das intenções de voto. Na sequência há um empate técnico triplo: Lucas Sanches (PL), com 13%, Jorge Wilson (Republicanos), com 12%, e Alencar Santana (PT), com 10% da preferência do eleitorado guarulhense.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O candidato do PT também fica em situação de empate com Márcio Nakashima (PDT) citado por 5% dos eleitores. Da mesma forma, Nakashima fica empatado com Waldomiro Ramos (PSB), que tem 3% das menções.
Os que declaram intenção de votar em branco ou nulo somam 14%. Já 12% não sabem em quem votar.
Espontânea
Em uma questão espontânea, em que não são mostradas as opções aos eleitores, Elói Pietá é o mais lembrado, sendo apontado por 19%. São 16% os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto.
Depois, aparecem Lucas Sanches (6%), Alencar Santana (5%), Jorge Wilson (4%), Guti (2%) e Márcio Nakashima (1%).
Segundo turno
Em uma simulação de segundo turno, Pietá vencera qualquer adversário. Os nomes apresentados ao eleitor como possíveis postulantes foram Alencar Santana, Jorge Wilson, Lucas Sanches, Márcio Nakashima e Waldomiro Ramos.
O levantamento foi realizado no município após as convenções partidárias e antes do término do período de registro oficial das candidaturas no TSE, portanto os cenários testados consideram os possíveis nomes para a disputa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, com 800 eleitores presencialmente. O documento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP- 06553/2024.
