Suframa oficializa troca na superintendência e define metas para o Polo Industrial de Manaus

Leopoldo Montenegro sucede Bosco Saraiva na gestão da autarquia após período com faturamento de R$ 227,6 bilhões

Novo superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, vê crescimento robusto e consistente na região

Novo superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, vê crescimento robusto e consistente na região | Divulgação/Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) oficializou a nomeação de Leopoldo Augusto Melo Montenegro Júnior como novo titular da instituição em substituição a Bosco Saraiva, que deixou o cargo a pedido.

Continua após a publicidade

A mudança foi formalizada por meio de portaria da Casa Civil em 20 de março de 2026. Montenegro, servidor de carreira da autarquia com mestrado em Engenharia de Produção, destacou a continuidade administrativa como eixo central da nova etapa.

“A gestão liderada pelo Superintendente Bosco deixa um legado relevante, que merece ser reconhecido e preservado”, afirma Montenegro.

Segundo o novo dirigente, o objetivo é consolidar os avanços recentes e “imprimir ainda mais dinamismo à atuação da Suframa, sempre com foco em resultados concretos para a Zona Franca de Manaus”.

Em entrevista à Gazeta, em 2025, o agora ex-superintendente, Bosco Saraiva, definiu a Zona Franca de Manaus como pilar do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Continua após a publicidade

Resultados da gestão e indicadores do Polo Industrial

A transição ocorre em um cenário de indicadores econômicos em ascensão. Em 2025, o Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou faturamento de R$ 227,6 bilhões, o que representa uma expansão de 11% em relação ao ano anterior.

No mesmo período, o Conselho de Administração da Suframa aprovou 172 projetos técnicos, sendo 78 destinados à implantação de novas unidades.

Leopoldo Montenegro é servidor de carreira da Suframa com mestrado em Engenharia de ProduçãoLeopoldo Montenegro é servidor de carreira da Suframa com mestrado em Engenharia de Produção/Divulgação/Suframa

Para Montenegro, esses números indicam uma tendência de estabilidade. “É um crescimento robusto e consistente. O avanço de cerca de 11% sobre 2024 confirma uma trajetória de expansão contínua do Polo, que já vinha acumulando crescimento nos anos anteriores”, avaliou.

Continua após a publicidade

Atualmente, o modelo mantém 130 mil empregos diretos na região.

Diretrizes para a modernização e tecnologia

O plano de trabalho apresentado pela nova gestão estabelece quatro frentes prioritárias: fortalecimento do capital humano, modernização de sistemas, aperfeiçoamento da interlocução institucional e a operacionalização da reforma tributária.

A meta é reduzir a burocracia e ampliar a previsibilidade para os usuários.

Continua após a publicidade

Em relação à área tecnológica, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) resultaram na execução de 410 projetos ao longo do ano-base de 2024.

“Os investimentos em PD&I oriundos das contrapartidas da Lei de Informática deixaram de ser apenas números no papel para se transformar em um ecossistema vivo de inovação na Amazônia Ocidental”, pontuou o superintendente.

Esses projetos resultaram na formação de 30.396 profissionais e no depósito de 25 patentes no Brasil.

Continua após a publicidade

Infraestrutura e ordenamento territorial

A agenda da Suframa também contempla o monitoramento de obras estruturantes, como a pavimentação da BR-319 e a viabilização de hidrovias.

De acordo com Montenegro, o papel da autarquia é de articulação técnica junto ao governo federal para que a “agenda logística da Amazônia permaneça no centro das prioridades nacionais”.

Plano de trabalho do novo superintendente da Suframa estabelece quatro frentes de trabalhoPlano de trabalho do novo superintendente estabelece quatro frentes de trabalho/Divulgação/Suframa

No planejamento de longo prazo, a autarquia projeta a integração total entre atividade industrial e preservação.

Continua após a publicidade

“Imagino um Polo Industrial que desenvolve tecnologia própria aqui dentro, aproveitando a nossa biodiversidade de forma inteligente e sustentável”, projetou o novo dirigente, referindo-se à visão para os próximos dez anos. 

A gestão também dará continuidade à regularização fundiária no Polo Industrial, visando conferir segurança jurídica e facilitar o acesso a créditos para expansão produtiva.