X

LAZER

Confira 6 dicas para aproveitar as férias e descansar

Reunir-se com a família, fazer passeios e desconectar-se das redes sociais e do trabalho são recomendações da psicóloga Tatiane Paula para desfrutar das férias ao máximo

Igor de Paiva

Publicado em 04/01/2024 às 19:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Larga o mundo digital é uma das dicas dos especialistas / Pexels - helena lopes

As férias de verão estão chegando e muitas pessoas estão ansiosas para aproveitar esse período de descanso e lazer com a família. É um período reservado para recarregar as energias, viajar e fortalecer os laços. Para desfrutar totalmente desses momentos, a Psicóloga Clínica Tatiane Paula separou algumas dicas valiosas.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

1 - Planeje-se antecipadamente 

De acordo com a especialista, é importante se planejar com antecedência e estabelecer uma rotina saudável. “Reserve um tempo para relaxar e se desconectar das telas, explorar atividades ao ar livre, ler um livro, fortalecer os relacionamentos e, acima de tudo, lembrar-se de que o objetivo principal é descansar”, alega.

2 - Pratique atividades prazerosas

Esse período também pode ser utilizado para cuidar da saúde mental e emocional. 

Uma das sugestões da psicóloga é dedicar tempo a atividades que não exigem grandes compromissos e que permitam desconectar do trabalho. “É essencial reduzir o nível de estresse acumulado, focando em escolhas que tragam prazer e alegria. Isso pode incluir hobbies, esportes, passeios, assistir a filmes, ouvir música, cozinhar ou qualquer outra atividade que traga felicidade”. 

Para aqueles que têm dificuldade em desconectar do trabalho, pode ser necessário buscar ajuda profissional. “A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma opção eficaz para entender as crenças que levam a um padrão de comportamento de necessidade de ser produtivo o tempo todo. Um especialista pode oferecer orientação adequada para cada caso, auxiliando no desenvolvimento de estratégias para um melhor equilíbrio entre trabalho e descanso”, relata Tatiane.

3 - Pratique atividades com a família

Se você pretende passar as férias de julho com a família, uma das atividades recomendadas pela psicóloga é a prática de atividades físicas ao ar livre. “Além disso, engajar-se em trabalhos voluntários pode ser uma ótima maneira de ensinar valores como empatia e responsabilidade social. Priorizar o tempo de qualidade com amigos e familiares também é necessário para fortalecer os laços afetivos. É importante lembrar que cada pessoa é única e deve encontrar as atividades que melhor se adequam às suas preferências pessoais”.

4 - Desconecte-se das redes sociais

Outro ponto abordado pela especialista é o uso das redes sociais. Diminuir as telas durante as férias de julho pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e emocional. “Ao se desconectar do mundo virtual, é possível se tornar mais consciente do momento presente e aproveitar as interações presenciais, além de ajudar a diminuir a ansiedade causada pela comparação social e pela pressão de estar sempre conectado. Melhora a qualidade do sono, já que a luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos pode interferir na produção de melatonina”, explica. 


5 - Faça atividades produtivas

Além disso, equilibrar o tempo de lazer e descanso com atividades produtivas é indispensável para aproveitar esse período de pausa de forma eficaz. Para isso, Tatiane esclarece que é importante identificar metas e prioridades, estabelecer limites entre trabalho e lazer, reservar tempo para autocuidado, ser flexível em relação às expectativas, praticar mindfulness (meditação) e viver o tempo presente. “O objetivo é aproveitar ao máximo as férias, descansando e recarregando as energias, sem deixar de realizar atividades produtivas”.

6 - Planeje-se para voltar à rotina

Para voltar à rotina após as férias, uma transição suave e planejada é o recomendado. “Faça um planejamento prévio, estabeleça prioridades e divida tarefas em etapas menores. É importante retomar gradualmente as atividades, priorizar o autocuidado e criar rituais de transição. Manter pensamentos positivos e encarar o retorno como uma oportunidade de crescimento também é fundamental. É normal levar algum tempo para se readaptar, então seja gentil consigo mesmo nesse processo e aproveite as experiências e aprendizados que a rotina pode trazer”, conclui a especialista.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MOBILIDADE URBANA

Linha 6-Laranja: túneis se encontram na zona norte de SP

Cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter