Ataque em estação de metrô deixa ao menos quatro mortos; VÍDEO

Segundo o prefeito, Chiang Wan-an, uma das vítimas morreu ao tentar conter o agressor ainda dentro da estação

Suspeito, um homem de 27 anos, morreu com uma queda durante perseguição policial

Suspeito, um homem de 27 anos, morreu com uma queda durante perseguição policial | Reprodução

Um ataque com faca e granadas de fumaça deixou quatro mortos e vários feridos no centro de Taipé, capital de Taiwan, nesta sexta-feira (19/12). A ação aconteceu durante o horário de pico na Estação Central de Taipé, o principal centro de transporte da capital.

Continua após a publicidade

O momento do ataque foi filmado por pedestres que passagem pelo local. Veja o vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O suspeito, um homem de 27 anos, morreu com uma queda durante perseguição policial em uma das áreas mais movimentadas da cidade, segundo autoridades locais.

Segundo o prefeito, Chiang Wan-an, uma das vítimas morreu ao tentar conter o agressor ainda dentro da estação. Após lançar granadas de fumaça para provocar pânico, o suspeito fugiu em direção ao bairro de Zhongshan.

Continua após a publicidade

Procurado por obstrução

Segundo o governo, o suspeito era natural de Taoyuan, no norte de Taiwan, e serviu como soldado voluntário da Força Aérea, dispensado em 2022, em uma equipe de radiocomunicação.

O primeiro-ministro taiwanês, Cho Jung-tai, afirmou que o homem tinha antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto. A imprensa local informou que ele era procurado por obstrução ao serviço militar, após faltar a convocações em 2024.

Cho classificou o episódio como um “ataque deliberado”, embora o motivo ainda seja desconhecido. Já o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, afirmou, em comunicado, que a segurança será reforçada em todo o território e prometeu tolerância zero diante de crimes violentos.

Continua após a publicidade

Ataques

Crimes desse tipo são raros em Taiwan, mas episódios recentes têm aumentado a preocupação das autoridades.

Um ataque a tiros durante um evento judaico de Hanukkah em Bondi Beach, em Sydney, na Austrália, deixou ao menos 12 mortos e quase 30 feridos no último domingo (14/12).