Governador de SP diz que operações na Cracolândia vão continuar

Em duas semanas, Polícia Civil, Polícia Militar e GCM realizaram duas ações para dispersar usuários e traficantes da região

O encontro com o pontífice ocorre na próxima quarta

Rodrigo Garcia | Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo e pré-candidato à eleição, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (25) que as operações policiais para conter a formação da cracolândia, no centro de São Paulo, vão continuar.

Continua após a publicidade

Em duas semanas, Polícia Civil, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizaram duas ações para dispersar usuários e traficantes nas últimas semanas. Ao todo, 16 pessoas foram presas.

Os policiais prenderam cinco pessoas na primeira ação, realizada no último dia 11 na praça Princesa Isabel, e 11 na quinta-feira (19), na rua Doutor Frederico Steidel.

De acordo com o governador, a Polícia Civil tem realizado “um grande processo de investigação com muitas prisões efetuadas e outras em andamento. Novas operações policiais vão ocorrer”, disse durante anúncio de um programa de saúde no Hospital Brigadeiro, na região central de São Paulo.

Continua após a publicidade

Garcia também ressaltou que houve aumento na procura por tratamento de saúde entre usuários de drogas após “a diminuição do fluxo e dispersão dos dependentes químicos”.

A Folha de S.Paulo mostrou nesta terça-feira (24) que a dispersão de usuários de drogas pelas ruas do centro tornou mais difícil a ação das equipes de abordagem. O diagnóstico foi relatado em documento enviado à gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) após a primeira ação policial. O relatório foi elaborado pela organização social Associação Comunitária São Mateus, contratada pela administração municipal para prestar serviço de assistência social na região central.

Em relação à morte do usuário Raimundo Nonato Fonseca Júnior, 32, baleado por um policial civil na avenida Rio Branco no dia seguinte à primeira ação, o governador disse se tratar de uma exceção do trabalho policial que deve ser lamentada. “No mesmo dia os policiais se apresentaram”, declarou

Continua após a publicidade

A feira de drogas ao ar livre continua a funcionar na rua Helvétia, onde os frequentadores da cracolândia se instalaram desde a última quinta-feira.

Imagens registradas pela reportagem nesta terça-feira (24) mostram traficantes pesando pedras de crack e porções de maconha em balanças de precisão. Caixotes de madeira são usados como apoio.

Os traficantes comem as marmitas distribuídas por entidades sociais aos usuários enquanto vendem as drogas. A feira do rolo em que usuários trocam roupas e qualquer tipo de objeto pelo crack, também continua em funcionamento.

Continua após a publicidade

Na cracolândia, continua também a venda de itens como cigarros, garrafas de aguardente e isqueiros em barracas improvisadas em cima de caixotes.

Vizinhos da rua Helvétia têm relatado aumento de casos de furtos e roubos após a chegada dos usuários. Moradores da região realizaram um protesto no último sábado (21) para chamar atenção das autoridades em relação ao problema.