O sistema Rio Claro, responsável pelo abastecimento de 1,1 milhão de pessoas da Zona Leste, e parte do Grande ABC, registrou no domingo (12) o volume operacional de 39,7% sendo a maior baixa dos últimos dias. Com isso, dois dos sete mananciais da região metropolitana de São Paulo estão operando abaixo de 40% de capacidade. O Cantareira está nessa situação desde 11 de agosto. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Alguns dias choveu na região do reservatório que compõe o sistema, mas não o suficiente para compensar o volume de água retirado para abastecer a população da Grande São Paulo.
Em nota, “A Sabesp esclarece que os sistemas Rio Claro e Cantareira pertencem ao Sistema Integrado Metropolitano, que é formado por sete mananciais (os demais: Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande e São Lourenço) e permite transferências de água rotineiras entre regiões de acordo com a necessidade operacional. Hoje (13/9), o Sistema Integrado opera com 41,4% da capacidade, nível similar aos 42,3% de 2018, quando não houve problemas no abastecimento. Importante destacar que a queda no nível das represas é normal nesta época do ano, devido à estiagem, e não há risco de desabastecimento neste momento na RMSP. A projeção da Sabesp aponta níveis satisfatórios para passar pela estiagem, mas a Companhia reforça a necessidade de uso consciente da água por todos.”
