40% de toda água mineral do Brasil vem de uma pacata cidade do interior

Conheça a cidade paulista que abastece o país com sua água pura e atrai turistas com cachoeiras deslumbrantes

A distância entre a Capital da Água Mineral e a cidade de São Paulo é de cerca de 156 km

A distância entre a Capital da Água Mineral e a cidade de São Paulo é de cerca de 156 km | Divulgação

No coração de São Paulo, uma pequena cidade de 7 mil habitantes é responsável por 40% de toda água mineral consumida no Brasil. Lindóia, batizada como “Capital da Água Mineral”, esconde riquezas naturais que atraem até cientistas famosos e astronautas da NASA.

Continua após a publicidade

Além de seu precioso recurso hídrico, o município do Circuito das Águas Paulistas oferece turismo rural, cachoeiras cristalinas e uma história que inclui até a missão Apollo 11.

Continua após a publicidade

Com nome de origem tupi-guarani que significa “Rio que não transborda e água morna ao paladar”, Lindóia combina produção industrial com belezas naturais. Seu território abriga monumentos históricos e um museu dedicado à sua principal riqueza: a água.

Continua após a publicidade

Água que conquistou a NASA e cientistas famosos

Um capítulo curioso da história de Lindóia envolve a NASA. Documentos comprovam que a Lindóia Verão forneceu 100 garrafas para a agência espacial em 1969. “A mercadoria foi enviada de avião nesse mesmo ano”, revelam os registros.

Continua após a publicidade

Marie Curie, prêmio Nobel de Física e Química, visitou a cidade em 1926. A cientista confirmou as propriedades terapêuticas da água local, dando ainda mais prestígio à pequena estância hidromineral.

Continua após a publicidade

Turismo que flui como água

As cachoeiras são grandes atrativos de Lindóia, com seu turismo intimamente ligado aos recursos hídricos. Visitantes buscam tanto a água mineral quanto o contato com natureza preservada e paisagens deslumbrantes.

Continua após a publicidade

O município faz parte do Circuito das Águas Paulista, rota que combina bem-estar, gastronomia e ecoturismo. Monumentos históricos e o museu da água completam a experiência cultural.

Continua após a publicidade

Como chegar à capital da água mineral

A apenas 156 km de São Paulo, o acesso é feito pela BR-369 em cerca de 2h30 de carro. A localização privilegiada permite um bate-volta da capital, mas muitos preferem pernoitar para aproveitar melhor as atrações.

Continua após a publicidade

Apesar da importância nacional, Lindóia mantém ar pacato de interior. Com apenas 7 mil habitantes, oferece tranquilidade junto a infraestrutura turística completa para receber visitantes.

Continua após a publicidade

Curiosidades que você não sabia

A água de Lindóia tem sabor único descrito como “morno ao paladar”, característica que originou seu nome indígena. Além disso, a cidade preserva tradições rurais que encantam turistas urbanos.

Continua após a publicidade

Dados do IBGE mostram que, apesar do pequeno tamanho, a cidade tem importância econômica nacional. Suas fontes abastecem grandes marcas de água mineral consumidas em todo o país.

Continua após a publicidade

Por que incluir Lindóia no seu roteiro

Seja pela qualidade da água, pelas cachoeiras ou pela história peculiar, Lindóia oferece experiências únicas. A combinação de produção industrial e turismo sustentável é modelo para outras cidades.

Continua após a publicidade

Com fácil acesso e hospedagens charmosas, a cidade perfeita para quem busca contato com a natureza sem abrir mão do conforto. Um destino surpreendente tão perto da maior metrópole brasileira.

Faixa com frase ‘sem anistia’ gera confusão entre PM e torcida do Botafogo-SP

A faixa remetia à situação dos golpistas que depredaram a praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8

O garoto aloprado de R$ 1 milhão por mês, que morreu sob custódia da Polícia Federal em Belo Horizonte, era bom de serviço para o qual era bem pago

O grito de sem anistia é entoado por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o dia em sua posse | Divulgação Pixabay

A exibição de uma faixa com a inscrição “Sem anistia” na Arena Eurobike, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), gerou uma confusão entre torcedores do Botafogo-SP e policiais militares que trabalhavam no local na noite desta quinta-feira (19).

Continua após a publicidade

Exibida pela torcida Resistência Caipira durante a partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, a faixa remetia à situação dos golpistas que depredaram a praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8.

Continua após a publicidade

O grito de “sem anistia” é entoado por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o dia em sua posse, em 1º de janeiro, em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e ganhou mais força após os atos extremistas na capital federal.

Continua após a publicidade

A confusão em Ribeirão ocorreu no segundo tempo do jogo, quando a torcida, que existe há cerca de cinco anos, exibia a faixa e os policiais foram ao local em que os torcedores estavam para retirá-la. De acordo com a corporação, ela entrou no local ilegalmente e fere o Estatuto do Torcedor.

Continua após a publicidade

Torcedores ouvidos pela Folha relatam que a ação policial foi violenta, sem diálogo e provocou lesões em membros da organizada.

Continua após a publicidade

A PM afirma que foi acionada sobre a existência da faixa no posto de comando e que ela estaria “causando animosidade e grande risco de enfrentamento entre outros torcedores que não concordavam com seus dizeres”.

Continua após a publicidade

Bolsonaro, que teve 49,10% dos votos válidos no segundo turno no país, ficou bem à frente de Lula em Ribeirão Preto –59,62% a 40,38%.

Continua após a publicidade

Os policiais afirmam que, ao chegarem ao local, foram hostilizados pela torcida organizada e houve resistência e desobediência de alguns torcedores.

Continua após a publicidade

“Foi necessário o uso de força física moderada a fim de promover segurança aos participantes do evento e aos policiais. A mesma faixa havia sido impedida de entrar anteriormente, tendo-se por base o Estatuto do Torcedor e outros dispositivos legais estabelecidos com o objetivo de fomentar a paz nos estádios, no momento em que foi identificada ainda durante a revista policial”, diz a polícia.

Continua após a publicidade

O torcedor que portava o adereço foi levado à Central de Polícia Judiciária, onde foi registrado um boletim de ocorrência por desobediência.

Continua após a publicidade

Presidente do diretório do PT em Ribeirão Preto, Jorge Roque publicou numa rede social um manifesto de repúdio à ação dos policiais militares no estádio do Botafogo.

Continua após a publicidade

“O PT de Ribeirão Preto […] vem se solidarizar e parabenizar a Antifa por seu posicionamento acertado, de que não deve haver anistia aos golpistas. Vem se colocar à disposição para que o agressor e seus cúmplices sejam responsabilizados”, diz trecho do texto, que também cita um torcedor agredido.

Continua após a publicidade

No total, 19.395 torcedores compareceram ao estádio para o jogo, vencido por 1 a 0 pelo Palmeiras, com gol do meia Raphael Veiga.