X

SEM PREJUDICAR A DIETA

Festa junina: Médico dá dicas sobre dieta e como aproveitar comidas típicas

De acordo com um nutrólogo especialista, é possível aproveitar as opções juninas sem precisar se sentir culpado após as festas

Leonardo Sandre

Publicado em 16/06/2024 às 15:00

Atualizado em 18/07/2024 às 23:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O período de festas juninas oferecem muitas opções de comidas típicas / Reprodução/TV Band

No mês de junho é sempre aguardado o começo das festas juninas, com muita música, brincadeiras e comidas típicas.

Entre caldos, bolos, milho-verde, canjica, paçoca, pé-de-moleque, o cardápio oferece diversas opções. Para quem está buscando uma alimentação mais saudável e principalmente, baixa em caloria, a temporada pode parecer um desafio, mas não precisa ser.

O nutrólogo Rodrigo Schröder, que possui mais de 1 milhão de seguidores nas redes, dá dicas de como manter a saúde em dia sem deixar de aproveitar.

Como comer de tudo sem prejudicar tanto a dieta?

  • Divida o seu prato principal destinando metade dele para as opções mais saudáveis, como grãos integrais ou o milho-cozido;
  • Beba água adequadamente antes, durante e após as refeições para facilitar a digestão;
  • Evite repetir, moderando assim a ingestão calórica;
  • Evite combinar frituras e doces, porque pode piorar a retenção de líquidos e sensação de inchaço;
  • Também é importante evitar combinar alimentos muito ricos em gordura com alimentos muito ricos em carboidratos, pois isso pode atrapalhar a digestão.

Outras dicas para balancear a dieta

Além disso, outros passos são fundamentais. Veja abaixo.

Milho verde é tradicional na época de festa junina, assim como a pipoca/Kamran Aydinov no Freepik

Moderação

O primeiro segredo, e também o mais importante, é a moderação. Além disso, evitar algumas combinações como estratégia pode ser uma solução para "conter danos". A questão nutricional deve ser um fator importante antes de escolher o que comer.

"Os maiores vilões são os alimentos fritos, como os pastéis, e os alimentos com excesso de açúcar, como os bolos e doces. Porém, algumas opções como milho-verde, canjica e batata-doce podem ser aliadas importantes nesse período, pois oferecem nutrientes essenciais de forma mais saudável", afirmou o médico.

O doce também está liberadoPaçoca é um dos doces típicos de festa junina/Freepik

Segundo o nutrólogo, é possível escolher uma sobremesa sem prejudicar a dieta, mas é importante optar por receitas menos processadas e com menos açúcar adicionado.

"Nesse sentido, a canjica e a paçoca tendem a ser melhores opções do que bolos e doces industrializados. Ainda assim, é importante lembrar que esses itens também devem ser consumidos com moderação".

Troque o quentão pelo vinho quente

Se não desejar dispensar um drinque, nem que seja para aquecer um pouco, opte pelo vinho quente.

"O vinho contém menos açúcar e mais compostos antioxidantes", contou Rodrigo Schröder. Todavia, o médico também afirmou que bebida alcoólica em nenhuma quantidade é considerada saudável, portanto é fundamental não exagerar.

Como fugir da ressaca pós-festa-junina?

Engov é usado para combater sintomas como dor de cabeça, náuseas, sensação de desconforto no estômago, cansaço e dor no corpo, os famosos sintomas da ressaca.O dia seguinte das festas podem fazer a pessoa acordar com uma ressaca pesada/Cottonbro studio/Pexels

A dica do especialista para curar a ressaca se refere ao bom-cuidado da saúde.

"É fundamental beber água em abundância, evitar fumar e descansar adequadamente. Suplementos como vitamina B e enzimas também podem ajudar".

Pré-treino com alimentos juninos

O cardápio festivo é tão diversificado que pode virar até pré-treino, sem precisar sair do clima nem na hora de ir para a academia ou seu esporte favorito. 

"Uma opção inusitada de pré-treino inspirada na comida típica seria uma vitamina de milho-verde. Ela fornece carboidratos, fibras e nutrientes que podem dar um impulso saudável antes da atividade física. Outra alternativa é uma barra de cereal caseira com ingredientes típicos, como castanha-de-caju e amendoim", finalizou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Seu Dinheiro

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 940, nesta quinta

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Seu Dinheiro

Confira o resultado do Timemania no concurso 2119, nesta quinta

O prêmio é de R$ 9.500.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter