Publicidade

X

Grande São Paulo

Escola terá que trocar apostila com Bolsonaro na capa

Escola pública de Guarulhos distribui apostila com foto de Bolsonaro e Michelle na capa; o uso da imagem é inconstitucional

NELY

Publicado em 04/04/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Professores da escola municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, em Guarulhos, receberam apostila com capa do Bolsonaro / /Divulgação

Professores da rede municipal de ensino de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, receberam apostilas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e da primeira-dama Michelle Bolsonaro estampada na capa. A apostila é usada para o planejamento das aulas durante o ano letivo e tem o logotipo oficial da Prefeitura de Guarulhos. O uso da imagem de um político em um material de ensino oficial é inconstitucional, pois fere o princípio da impessoalidade. A escola já foi comunicada que deve alterar a capa da apostila.

O caso foi registrado na escola municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, no mês passado. O material é utilizado apenas dentro da escola pelos professores da rede de educação infantil e ensino fundamental. A apostila traz o planejamento escolar do ano, com o conteúdo que deve ser ensinado aos alunos.

O artigo 37 da Constituição de 1988 proíbe os agentes públicos de veicularem nas mensagens oficiais símbolos, nomes ou imagens que possam ser entendidos como promoção pessoal ou partidária.

Questionada, a Prefeitura de Guarulhos informou ontem ao "G1"que o material não foi produzido pela Secretaria da Educação, mas é um "documento interno da unidade, cuja edição, ilustração e conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor".

Em nota, a Secretaria de Educação de Guarulhos informou que foi aberto um processo administrativo e que está em fase de apuração de responsabilidade. "Após a conclusão, as providências cabíveis serão tomadas", diz o texto.
(GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ÁGUA NA BOCA

Não sabe qual sobremesa fazer na Páscoa? confira 4 receitas fáceis de fazer

Cozinheiro deu 4 dicas de receitas de sobremesas para fazer no domingo de Páscoa; confira nesta reportagem da Gazeta

HISTÓRIAS E BIOGRAFIA

Ana Hickmann, 43 anos: Conheça história e polêmicas da apresentadora

Apresentadora, modelo e empresária de sucesso; Ana Hickmann tem uma carreira repleta de curiosidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter