SP tem terceiro caso de sarampo em 2019

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo) confirmou nesta segunda-feira um terceiro caso de sarampo na Capital neste ano. O paciente, cuja identidade não foi divulgada, foi infectado em Israel.

Continua após a publicidade

Os dois anteriores também foram contaminados fora do Brasil. Até então, não havia registros na cidade desde 2015.

Continua após a publicidade

No estado, sem contar os três na capital paulista, foram 21 casos, diz a Secretaria de Estado da Saúde, todos em Santos, no Litoral. Os pacientes foram contaminados em um cruzeiro vindo do exterior.

Continua após a publicidade

A prefeitura está checando a carteira de vacinação de moradores e trabalhadores de Higienópolis e áreas próximas e oferecendo vacinação para aqueles que não estiverem em dia com a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A ação começou em 16 de abril e vai até 10 de maio.

Continua após a publicidade

Em março, o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil perderá o status de país livre do sarampo, após registrar um caso no Pará em fevereiro e não conseguir interromper a transmissão da doença.

Continua após a publicidade

O sarampo é uma doença grave e contagiosa que pode ser transmitida por meio do contato direto com a secreção da pessoa infectada ou pelo ar. Febre alta, tosse, coriza, manchas avermelhadas na pele e manchas brancas no interior das bochechas são alguns dos sintomas. (FP)