Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova variante esportiva do Nivus GTS chega por R$ 174.990 | Divulgação
A Volkswagen acaba de apresentar o primeiro do trio de modelos esportivos prometidos para este ano, com o Nivus GTS, sigla adotada historicamente pela marca alemã para as versões esportivas de seus carros.
Continua depois da publicidade
Lançado em 2020, o SUV estilo cupê é feito na fábrica instalada na Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O local já teve em sua linha de montagem o Fusca e o Gol - dois líderes de vendas de seu tempo - e, atualmente, produz também os compactos Polo e Virtus e a picape compacta Saveiro.
A nova variante esportiva do Nivus GTS chega por R$ 174.990, mas já acrescenta R$ 900 se o carro for na cor sólida Branco Cristal e R$ 1.750 nas também sólidas Vermelho Sunset, Cinza Moonstone e Azul Titan, com interior sempre em Preto Ninja.
Continua depois da publicidade
Com 4,27 metros de comprimento, 1,75 metro de largura (sem os espelhos), 1,49 metro de altura, 2,56 metros de distância de entre-eixos, 1.266 quilos de peso, 415 litros de capacidade no porta-malas, 49 litros no tanque de combustível e pneus 205/55 R17 montados em rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo, com 18 polegadas de opcional, o Nivus GTS é equipado com o motor 1.4 250 TSI turbo flex.
Com 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, o propulsor é estreante na família do utilitário esportivo-cupê compacto e está associado ao câmbio automático de 6 marchas com trocas sequenciais feitas pelo motorista em “paddles shifters” colocados atrás do volante.
De acordo com a Volkswagen, o motor recebeu nova dinâmica de desempenho. O Nivus GTS tem quatro modos de condução - “Eco”, “Normal”, “Sport” e “Individual” -, sendo possível de o motorista fazer combinações entre eles diretamente na tela do VW Play Connect.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a marca alemã, para fazer jus ao nome “GTS”, o Nivus passou por um trabalho extenso no departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil para aprimorar a performance, especialmente no conjunto de suspensão e na nova operação no sistema ESC.
O Nivus GTS tem freio a disco nas quatro rodas e sistema da direção (com assistência elétrica) recalibrado para o desempenho esportivo do modelo. De série, o Nivus GTS traz o pacote ADAS, que inclui controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência de faixa e assistente de condução ativa.
Há ainda seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina), fixação de assento de criança com sistema Isofix/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico.
Continua depois da publicidade
Para destacar a esportividade do Nivus GTS, vários detalhes próprios foram incorporados ao modelo. Visualmente, se diferencia das demais versões do SUV-cupê por detalhes em vermelho na parte inferior do para-choque e internamente, como nos encostos dos bancos dianteiros.
A sigla “GTS” está inserida na grade frontal, na tampa traseira alinhada com o logotipo da Volkswagen e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja, mesma cor predominante na cabine. A iluminação em full-led fornece assinatura exclusiva na dianteira e na traseira, com alcance de mais de 130 metros para a frente.
O interior foi repaginado para a versão esportiva. Os bancos contam com revestimento premium e formato exclusivo nos da frente para transmitir esportividade no toque e para “abraçar” o motorista e o passageiro do lado.
Continua depois da publicidade
No painel, um aplique em acabamento premium leva o logotipo “GTS” à frente do carona, enquanto o revestimento do teto foi escurecido.
Detalhes em vermelho completam o toque esportivo. A conectividade inclui a central VW Play Connect, com internet embarcada. É possível usar aplicativos diretamente na tela, sem smartphone.
A central é compatível com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, agregando carregador por indução para celulares no painel.
Continua depois da publicidade
Uma saída própria do sistema de ar-condicionado ajuda a manter o smartphone que está sendo carregado resfriado.
O painel de instrumentos digital oferece tela de 10,25 polegadas, com a variante do carro tendo tela com detalhes exclusivos em vermelho e novo grafismo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade