Lula afirma que Zelenski também é responsável por guerra na Ucrânia

Ele responsabilizou o presidente da Rússia, o presidente da Ucrânia, a União Europeia e os Estados Unidos pela guerra em curso na Ucrânia

O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva,

Lula | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

O ex-presidente Lula (PT), em entrevista para a revista Time responsabilizou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a União Europeia e os Estados Unidos pela guerra em curso na Ucrânia.

Continua após a publicidade

Lula, porém, ressaltou o papel de Zelenski no conflito. “Esse cara (Zelenski) é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse o ex-presidente. “(…) o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo.”

O petista afirmou ainda que, se fosse o chefe do Executivo brasileiro, teria ligado para o presidente americano Joe Biden, para Putin, “para a Alemanha”, e para o presidente da França, Emmanuel Macron, no esforço de tentar resolver o conflito de forma diplomática.