Câmara de Embu aciona Enel contra cobrança abusiva e cortes na energia

Além disso, o Legislativo também ingressou um pedido no Ministério Público (MP) para a revisão das contas; em entrevista à Gazeta presidente da Câmara anunciou as ações

Sede da Enel, localizada na Avenida Elias Yasbek, em Embu das Artes

Sede da Enel, localizada na Avenida Elias Yasbek, em Embu das Artes | /REPRODUÇÃO

A Câmara de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, acionou a Enel, distribuidora de energia que atende a Capital e a região metropolitana de São Paulo contra cobranças abusivas e cortes de energia no município. Além disso, o Legislativo também ingressou um pedido no Ministério Público (MP) para a revisão das contas. Em julho, a Enel que atende mais de sete milhões de clientes anunciou um reajuste médio de 4,23% nas tarifas.

Continua após a publicidade

Em entrevista à Gazeta, o presidente da Câmara de Embu das Artes, Hugo Prado, anunciou as ações contra a distribuidora. “Na última semana, em uma união entre os poderes municipais, ingressos com um pedido no Ministério Público para suspender a possibilidade de corte de energia das famílias que não conseguiram pagar as contas e também um pedido de revisão. Estamos aguardando o retorno do Ministério Público estadual”, disse.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Prado, “recebemos muitas reclamações de moradores de Embu das Artes e de toda a região. A concessionária ainda não soube explicar o motivo do aumento e por isso unimos forças para defender os nossos moradores. No início de tudo, quando recebemos os primeiros depoimentos de valores abusivos, fizemos um oficio notificando e pedindo explicações. Infelizmente não recebemos uma resposta satisfatória. A partir daí fizemos uma ação junto com o Procon”, complementou.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Continua após a publicidade

Na semana passada, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, foi até a sede da Enel, na avenida Elias Yasbek, junto com representantes do Procon. De acordo com a Administração, além das contas abusivas, os moradores reclamavam de aglomeração e demora no atendimento.

Continua após a publicidade

Protesto

Continua após a publicidade

No dia 6 deste mês, centenas de consumidores fizeram uma fila em frente ao prédio da Enel, e protestaram contra o valor alto cobrado nas contas. Os clientes se reuniram na rua Padre Estevão Pernet, na zona leste da capital paulista.

Continua após a publicidade

No dia 15 de julho, à Gazeta publicou que em alguns casos o valor da fatura chegou a quadruplicar. “Venho tentando resolver com a Enel a cobrança abusiva que eles estão cobrando, porém, sem sucesso. A última conta que paguei foi a de março no valor de R$ 136,93, após essa conta não foi gerado mais nenhuma. Passou o mês de abril, maio, junho e no final do mês passado apareceu uma conta no valor de R$ 735,83 com vencimento para dia 7 de julho”, reclamou Vanessa Iris Amaral. A diferença no valor é de mais de 400%.

Continua após a publicidade

De maio até junho, o atendimento da Fundação Procon-SP registrou um aumento de 373% nas reclamações contra a empresa. Logo após a alta no número de reclamações, o Procon multou a Enel em mais de R$ 10,2 milhões sob a alegação de má prestação de serviços e violação do Código de Defesa do Consumidor.

Continua após a publicidade

Sem corte 

Continua após a publicidade

O Procon estadual fez um acordo com a Enel para que até o dia 31 deste mês, a empresa não realize a suspensão de fornecimento de energia das residências com contas em atraso. Além disso, a empresa também terá que fazer o parcelamento em até 12 vezes das contas.

Continua após a publicidade

Resposta Enel 

Continua após a publicidade

A Enel Distribuição São Paulo informa que recebeu ofício da Câmara de Embu das Artes, solicitando esclarecimentos sobre o atendimento presencial no município. A distribuidora informou que a loja foi reaberta no último dia 3 de agosto e se colocou à disposição do órgão legislativo.

Continua após a publicidade

Em relação aos valores da conta, a companhia esclarece que, em julho, retomou totalmente a leitura presencial dos medidores dos clientes, que estavam sendo faturados pelo média do consumo dos últimos 12 meses, medida autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido à pandemia do Coronavírus. Qualquer diferença, a mais ou a menos, foi automaticamente compensada, no momento da leitura presencial. Ou seja, com a leitura presencial, muitos clientes pagaram o consumo daquele mês mais o acumulado do real consumo dos meses em que foram faturados pela média.

Continua após a publicidade

Sensível ao atual momento, a companhia está oferecendo parcelamento dos débitos em até 12 vezes sem juros no financiamento, na própria fatura ou no cartão de crédito. Para realizarem a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação (portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br), o Aplicativo Enel São Paulo (www.eneldistribuicaosp.com.br/atendimento/aplicativo-enel) ou a Central de Atendimento (0800 72 72 120).

Continua após a publicidade

A companhia reforça ainda que o agendamento de atendimento nas lojas presenciais está disponível por meio do site da empresa (www.eneldistribuicaosp.com.br), onde o cliente deverá seguir 4 passos: escolher o serviço desejado, preencher o formulário de identificação, escolher a loja mais próxima e selecionar a data e a hora para o atendimento.

Continua após a publicidade

Após concluir o processo, o cliente receberá uma senha no e-mail cadastrado, que será apresentada na loja. Caso não possa comparecer na data agendada, o cliente deverá cancelar o agendamento por meio do link enviado por e-mail.