São Bernardo é o segundo município menos vulnerável ao novo coronavírus, segundo estudo

Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim, analisou dados de 5.570 cidades em todo o Brasil; entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, São Bernardo do Campo é a mais bem avaliada

A cidade se destaca pela inauguração de novos hospitais, assim como o número de leitos já entregues ao sistema de Saúde e a quantidade de respiradores

A cidade se destaca pela inauguração de novos hospitais, assim como o número de leitos já entregues ao sistema de Saúde e a quantidade de respiradores | Divulgação/PMSBC

O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim, analisou dados de 5.570 cidades em todo o País e constatou que São Bernardo do Campo é o segundo município brasileiro menos vulnerável à disseminação da Covid-19. A cidade se destaca pela inauguração de novos hospitais, assim como o número de leitos já entregues ao sistema de Saúde, quantidade de respiradores, estrutura da rede municipal e a economia local.

Continua após a publicidade

O levantamento analisou dados de diferentes bases, como a da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, o município possui uma das melhores estruturas na rede municipal de Saúde do Brasil. São Bernardo tem 27 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, e 56 respiradores na mesma proporção, de acordo com o estudo. Entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, São Bernardo é o mais bem avaliado.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de São Bernardo entregou 350 leitos exclusivo para pacientes diagnosticados com Covid-19 nos últimos 20 dias. Duzentos e cinquenta desses leitos para o novo Hospital de Urgência, com 80 deles sendo de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os 100 leitos restantes foram instalados no Hospital Anchieta.

Continua após a publicidade

“Ficamos orgulhosos de ver que o trabalho no combate à doença vem dando resultado e nossa cidade é reconhecida nacionalmente por isso. Nas últimas semanas conseguimos entregar 350 novos leitos, com a entrega do Hospital Anchieta e do Hospital de Urgência, ambos focado no atendimento de pacientes com coronavírus. Juntas, ambas as unidades têm quase 2.000 profissionais da linha de frente ao enfrentamento da pandemia. Com isso, temos garantido atendimento de qualidade para nossa população”, falou o prefeito Orlando Morando.

Continua após a publicidade

ESTRUTURA.

Continua após a publicidade

O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM) possui 18 indicadores divididos em cinco pilares de diferentes pesos: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal.

Continua após a publicidade

Cada tema possuía um peso de 0 a 100, quanto maior o valor, mais alto é o índice de vulnerabilidade. São Bernardo alcançou o índice de 30,06, ficando atrás de Colina, município do interior de São Paulo, que possui 18 mil habitantes.